Objetivos da Drenagem Linfática

Tem como objetivo descongestionar os gânglios linfáticos, estimular o fluxo da linfa e drenar os tecidos, facilitando a eliminação dos detritos celulares. Excelentes resultados podem ser alcançados se a massagem for combinada com exercício e uma dieta saudável e equilibrada.

A DLM é uma terapia muito especializada, necessitando que o fisioterapeuta tenha conhecimento das técnicas de drenagem e exerça a pressão adequada a cada caso específico.

 

Como surge

Nas mulheres, uma das queixas mais comuns é o edema dos membros inferiores, trata-se do inchaço causado pelo excesso de líquidos nos tecidos do corpo. Está associado a fatores genéticos, excesso de peso, sedentarismo ou realização de grandes esforços, manutenção da mesma posição por períodos prolongados (sentada ou de pé), medicações, condições de saúde, entre outros.

Na gravidez, o edema acontece por alterações hormonais, posturais e á compressão do útero grávido, em crescimento, nos vasos sanguíneos que realizam o retorno da circulação ao coração.

 

Posso fazer no Pré e Pós-parto?

A DLM é a massagem mais praticada e segura no pré e pós-parto. Alivia os sintomas a seguir referidos, previne e evita os transtornos de circulação, e atua principalmente na prevenção a eliminação das toxinas e excesso de líquidos. Contribui também, para o bem-estar físico e emocional da mulher. Na gravidez, traz benefícios para a grávida e para o bebé e pode ser realizado após as 12 semanas de gestação.