ESPECIALIDADE DE PSICOLOGIA
O QUE É PSICOLOGIA
A Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais. A palavra vem do grego: psico- (alma ou actividade mental) e -logía (estudo). Esta disciplina analisa as três dimensões desses processos: cognitiva, afectiva e comportamental.
A psicologia moderna tratou de compilar factos/casos sobre o comportamento e a experiência humana, organizando-os de forma sistemática e elaborando teorias para a sua compreensão. Estes estudos permitem explicar o comportamento dos seres humanos e inclusive anteceder as suas acções futuras..
PSICOLOGIA CLÍNICA
AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA
Realização de um número reduzido de consultas onde são realizadas entrevistas, aplicados testes e provas psicológicas. Após a realização das consultas de avaliação, o psicólogo clínico analisa a informação e dados recolhidos e elabora um relatório de avaliação psicológica.
É marcada uma consulta final (chamada "consulta de devolução") onde será entregue o relatório de avaliação psicológica e explicado o seu conteúdo e conclusões.
A SUBESPECIALIDADE
LUDOTERAPIA
COMO FUNCIONA?
Na ludoterapia, os brinquedos funcionam como símbolos através dos quais a criança irá expressar os seus sentimentos, experiências, interesses e necessidades. Os brinquedos especificamente selecionados irão permitir a exploração e o brincar que retratam cenários da vida real sobre papéis familiares, agressividade, frustrações, libertação emocional e expressão criativa.
O terapeuta irá estabelecer uma relação de confiança com a criança e é através desta relação que o processo de transformação ocorre.
O TERAPEUTA IRÁ
- desenvolver uma relação amigável com a criança;
- aceitar a criança como ela é;
- assegurar que a criança se sinta livre para expressar os seus sentimentos;
- reconhecer os sentimentos que a criança está a expressar e refletir-lhe de volta esses sentimentos para que a criança ganhe consciência do seu comportamento;
- respeitar a capacidade da criança para resolver os seus problemas e dar-lhe oportunidade para isso;
- estabelecer os limites necessários para manter a terapia ligada à realidade e para tornar a criança consciente da sua responsabilidade.
BENEFÍCIOS
- com o passar do tempo a criança irá exibir um comportamento mais calmo e aberto;
- tornar-se mais responsável pelo seu comportamento;
- desenvolver estratégias mais bem sucedidas para lidar com o stress;
- desenvolver soluções novas e criativas para os problemas;
- exibir maior respeito e aceitação por si próprio e pelos outros;
- aprender a experienciar e expressar emoções;
- desenvolver empatia e respeito pelos pensamentos e sentimentos dos outros;
- aprender competências sociais e relacionais com a família e os pares;
- tornar-se mais confiante e seguro de si.
A NOSSA EQUIPA
DE PSICOLOGIA