Segunda - Sexta 10.00-13:00 | 14:00-19.00 Sábado - 10.00-13.00

ESPECIALIDADE DE NATUROPATIA

 


O QUE É NATUROPATIA

Naturopatia é terapêutica que estuda as propriedades e aplicações dos elementos naturais, a fim de prevenir a doença e manter, promover e restaurar a saúde, recorrendo ainda ao aconselhamento dietético naturopático e à orientação sobre estilos de vida e utilizando a fitoterapia, a homeopatia, a hidroterapia, a geoterapia, as terapias da manipulação e outros métodos afins.

PRINCÍPIOS BASE

You own your own body. Educar os pacientes e dar enfâse à autorresponsabilização para a saúde, através de um cuidado com o seu próprio corpo, atenção a sinais e a promoção da autocura.

Poder da cura pela Natureza. Identificação e tratamento das causas sem eliminar apenas os sintomas, eliminando assim o desequilíbrio e promovendo a autocura do paciente.

Não causar nenhum prejuízo. São utilizados métodos e substâncias medicinais naturais que minimizem ao máximo o risco de efeitos secundários tanto para diagnosticar a doença como para favorecer a recuperação da saúde. Sempre que possível a supressão e sintomas é evitada, porque interfere com o processo de cura.

Tratamento do paciente como um todo. Saúde e doença resultam da influência e interação de um conjunto de fatores que podem ser físicos, mentais, emocionais, ambientais, genéticos, sociais e outros como a saúde em plenitude inclui igualmente saúde espiritual, o Naturopata incentiva a que se prossiga com o desenvolvimento espiritual.

Prevenção. A prevenção da doença e o alcance da saúde em plenitude no paciente são os objetivos principais da medicina naturopática. Estes objetivos são atingidos através da educação e da promoção de hábitos de vida saudáveis. Ninguém pode ser saudável num ambiente não saudável.

COMO

SÃO OS TRATAMENTOS

TRATAMENTOS MAIS COMUNS 

  • O aconselhamento nutricional 
  • Fitoterapia 
  • A medicina homeopática 
  • Acupuntura 
  • A hidroterapia (tratamento de água) - estas terapias incluem beber água de uma nascente natural, tomar banho, alternando aplicações quentes e frios, e exercícios na água, os quais são pensados para estimular a cicatrização e fortalecer o sistema imunológico. 
  • Medicina física - Esta abordagem natural para a cura envolve o uso do toque, quente e fria, compressas, correntes elétricas, e as ondas sonoras para manipular os músculos, ossos e coluna vertebral. 
  • Desintoxicação - Esta terapia remove as toxinas do corpo pelo jejum, utilizando enemas, e beber muita água. 
  • Espiritualidade - o desenvolvimento espiritual da pessoa é incentivada como parte de um programa global de saúde. 
  • Estilo de vida e aconselhamento psicológico - Um naturopata pode usar a hipnose, imaginação guiada, ou outros métodos de aconselhamento como parte de um plano de tratamento. 

Naturopatas consideram os seus pacientes a ser participantes da sua saúde, de modo que estes possa ser convidados a fazer mudanças de estilo de vida, como mudar a sua forma de dormir, comer e os hábitos do exercício. 

Image

A NOSSA EQUIPA

DE NATUROPATIA


Andreia Ferreira

Naturopata
Saiba mais...