ESPECIALIDADE DE PILATES PARA GRÁVIDAS
O maior objectivo do pilates clínico na gravidez é o de apreciar os benefícios do exercício e evitar possíveis riscos. A indicação de exercícios pelo fisioterapeuta constitui um desafio em que a segurança da mãe e do bebé é a prioridade.
O exercício deverá ser leve a moderado e irá ajudar a manter a forma física, força e endurance, fazendo com que as alterações físicas da gravidez ocorram de forma mais controlada e confortável. A mulher grávida que teve uma prática regular de exercício físico durante a gravidez enfrentará o momento do parto com maior confiança e determinação, e a sua recuperação após o mesmo será mais rápida.
Assim, direccionado às grávidas a partir de qualquer altura da gestação (tendo uma maior precaução a partir dos 4 meses) e com autorização médica, a evidência científica apela que a prática de exercício físico durante a gravidez é altamente aconselhada.
Durante as sessões, os exercícios e movimentos originais de pilates são adaptados à condição da grávida. Além de lentos e com poucas repetições, são coordenados pela respiração permitindo respeitar o ritmo e os limites de cada grávida.
Outra vantagem é que muitos exercícios do pilates são feitos em quatro apoios: os dois joelhos e as duas mãos no chão, uma posição que ajuda a aliviar a pressão sobre as costas e a bacia, além de ser óptima para auxiliar os bebés a movimentarem-se na direcção certa para a hora do parto.
http://www.fisioterapiamaesefilhos.com/
O PORQUÊ DE
PILATES PARA GRÁVIDAS
A NOSSA EQUIPA
DE PILATES
Carla Marques
Fisioterapeuta
(Especialista em Saúde da Mulher)
Saiba mais...