A história…   

Apesar de ter um percurso histórico sucinto, a Terapia da Fala, não é uma área recente. De facto, há registos de que seja tão antiga que já no século V a.C. se estudavam alterações tanto da fala como da linguagem, e, ainda, das terapias utilizadas na sua reabilitação.

Com o avanço ao nível da educação e da saúde, a Terapia da Fala tem sido uma área em avanço constante que tem sido reconhecida e expandida para diversos campos de atuação que abrangem todas as formas de comunicação humana.

O que faz um Terapeuta da Fala?

De acordo com o CPLOL (Comité Permanente de Ligação dos Terapeutas da Fala da União Europeia), ao Terapeuta da Fala compete a prevenção, a avaliação, o tratamento e o estudo científico da comunicação humana e das perturbações associadas. Este profissional intervém em todas as situações de patologia da fala, da voz e da linguagem oral e escrita, qualquer que seja a causa, na criança, no adolescente, no adulto ou na pessoa idosa.

Em que áreas atua?

O Terapeuta da Fala intervém junto de pessoas de todas as idades, com o objetivo do maior benefício e sucesso das suas intervenções.

A atividade deste profissional é desenvolvida individualmente e, também, em parceria com a família, cuidadores e outros profissionais.

A Terapia nas crianças:

"Uma das grande áreas de atuação do Terapeuta da Fala é o trabalho junto de crianças em idade escolar e pré-escolar que apresentam dificuldades de comunicação, resultantes de alterações no desenvolvimento da linguagem e/ou da fala (articulação de sons, disfonia, gaguez, atraso de vocabulário, etc.), cujas causas podem ser muito variadas, como é o caso de surdez, atrasos globais do desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, privação sociolinguística, lesões cerebrais, etc.)."

Neste domínio, a sua intervenção visa, principalmente, o desenvolvimento da compreensão e da expressão oral destas crianças ou, nos casos mais graves, a utilização de sistemas alternativos e aumentativos de comunicação (por exemplo, gestos, imagens ou símbolos).

Na idade pré-escolar e escolar, os terapeutas da fala atribuem particular atenção a problemas de linguagem e de fala que podem afetar a normal aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita. Neste sentido, esses profissionais atuam e participam em programas de rastreio em estabelecimentos de ensino para identificar tais perturbações, através de ações usualmente desenvolvidas com professores, psicólogos e educadores.

 

A Terapeuta da Fala,

Ana Saraiva Martins