"Se eles (os bebés) começam com um concerto (de choros), ou se estão incomodados, ou com calor, ou não se sentem bem, ou com fome... Amamentem, não tenham medo, alimentem-nos porque isso também é linguagem de amor"
Papa Francisco


Amamentar é um ato natural, o que não implica que não haja muito para falar sobre o tema. Pelo contrário, com a amamentação é muito comum surgirem dúvidas. Uma das maiores preocupações das mães que amamentam é se o seu leite está a ser suficiente para o seu bebé.


Muitas das vezes as mães pensam que a sua produção é baixa quando na realidade pode não o ser. Se o bebé está a aumentar de peso de forma adequada “apenas” com leite materno significa que ele está a adquirir o leite que necessita. Descartadas questões ligadas à saúde da mãe e do bebé, é muito mais frequente que um aumento de peso insuficiente se deva a dificuldades do bebé em mamar ou a mamadas pouco frequentes, do que à capacidade de produzir leite daquela mulher.


Atenção que a frequência das mamadas, a sensação de mama vazia, a quantidade de leite que se consegue extrair com bomba ou o comportamento do bebé NÃO são indicadores por si só se está a produzir leite suficiente e/ou se o bebé está a adquirir leite suficiente.


Quais os motivos (errados...) que fazem com que as mães pensem que a sua produção de leite não está a ser suficiente para o bebé?

Amamenta com “muita” frequência: O leite materno é digerido rapidamente pelo que os bebés amamentados precisam de se alimentar mais vezes do que bebés que fazem fórmula infantil (que demora mais para ser digerido e absorvido). Está recomendado amamentar em livre demanda.

O bebé quer estar sempre à mama: Os bebés obtêm conforto e procuram acalmar-se através da sucção. Para além disso, os bebés muitas vezes precisam de um contato quase permanente com a mãe para se sentirem seguros. Esta é uma necessidade natural dos bebés e não o vai “mimar” por o permitir.

O bebé alterou a frequência e/ou duração das mamadas de forma repentina: Os bebés passam por picos de crescimento e é natural que nessas fases se verifiquem estas
alterações. O aumento da frequência das mamadas por alguns dias consequentemente aumenta a produção de leite e ocorre a regulação da produção de leite de acordo com a necessidade do bebé. Não ofereça suplementos ao bebé quando isso acontecer: a suplementação irá indicar ao seu corpo de que o bebé não precisa desse leite extra, e a produção pode diminuir, ou não ocorrer o aumento de que necessita.

O bebé já não mama tanto como antes: Com o crescimento, os bebés normalmente vão-se tornando mais eficientes a mamar pelo que conseguem extrair o leite de forma mais rápida e em menos tempo.

O bebé está muito agitado / choroso: Muitos bebés têm um horário do dia em que estão mais agitados (geralmente no final da tarde ou à noite). Esta agitação pode ocorrer por diversos motivos e normalmente passa de forma repentina... podem ser cólicas ou o bebé pode estar irritado porque o fluxo de leite não está da forma que ele quer (pode ser por estar aumentado ou por estar diminuído). Com o tempo os pais vão aprendendo a interpretar os sinais do bebé, mas é importante percebermos que o bebé não chora só porque está com fome ou porque não quer a mama.

Se eu oferecer um biberão ao bebé (com leite materno extraído ou fórmula infantil) mesmo após ser amamentado, ele bebe: Muito bebés bebem leite do biberão mesmo depois de terem feito uma refeição completa na mama. O fluxo contínuo de leite pelo biberão é mais fácil de sugar, e eles muitas das vezes aceitam mesmo estando satisfeitos. Se oferecer biberão sem necessidade pode levar a que a sua produção de leite diminua por redução da extração e o bebé pode ter maior dificuldade em aceitar a mama.

As minhas mamas estão sempre vazias e não pingam leite: Muitas vezes as mamas parecem estar vazias e/ou não pingam leite simplesmente porque a produção de leite se ajustou às necessidades do seu bebé e isso é perfeitamente normal.

Quando faço extração de leite com bomba não sai nada ou quase nada: A quantidade de leite que se retira através da extração não é um indicador da produção de leite. Um bebé com uma sucção adequada, extrai o leite com muito mais eficiência do que qualquer bomba de extração ou mesmo manualmente! E... grande parte da produção ocorre durante a própria amamentação (a mama é “fábrica e armazém” ao mesmo tempo!...). Além disso, retirar o leite com a bomba é uma habilidade que melhora com o tempo e prática. Algumas mulheres são incapazes de extrair leite mesmo tendo uma produção adequada.


Se suspeita que a produção é insuficiente ou se tiver dúvidas quanto à produção de leite ou outras dificuldades com a amamentação, é importante procurar ajuda de uma Conselheira em Aleitamento Materno (CAM). Quanto mais precocemente tiver apoio, mais fácil será arranjar estratégias que ajudem na resolução das dificuldades. Os papás também têm um papel
determinante... a palavra certa no momento certo pode tornar-se um estímulo para as mamãs se sentirem confiantes e assim manterem a amamentação.


Se o seu bebé não está a aumentar de peso da forma mais adequada, deve ser acompanhado atentamente pelo(s) seu(s) profissional/profissionais de saúde que fazem as Consultas de Vigilância de forma a descartar algum problema de saúde.


IMPORTANTE: Se for necessário suplementar, o primeiro leite a ser oferecido deve ser (idealmente) o leite materno extraído. E... sabia que existem alternativas ao biberão mais “amigas” da amamentação?
Para ter apoio profissional na amamentação poderá procurar aqui.

 

Referências:
• DGS; Alimentação Saudável dos 0 aos 6 anos - Linhas de Orientação para profissionais e educadores; 2019
• Ferreira, Carmen; Estamos Grávidos! E agora?; Edições manuscrito; 2020
• Genna, Catherina W; Supporting Sucking Skills in Breastfeeding Infants, 2016
• Pincho, Cristina Leite; Amamentar a escolha natural para o seu bebé; Livros Horizonte; 2018
https://kellymom.com/bf/got-milk/supply-worries/low-supply/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria / CAM pela UNICEF

Filipa Azevedo