A dermatite atópica, aguda ou crónica,  é uma das patologias mais comum nas crianças nos países industrializados. A MTC,  Acupuntura e Fitoterapia, tem sucesso no tratamento quer do prurido quer das lesões causadas na Pele por esta patologia.

 

A patofisiologia da Dermatite Atópica, nestas Terapias não Convencionais, é múltipla: acumulação de Calor e Humidade, combinada com deficiência do sangue e Yin que pode envolver diversos órgãos e meridianos; alimentação rica em gorduras, doces e muito condimentada, que predispõe as crianças para acumulação de calor e humidade no sangue e na pele,  e também, uma predisposição genética.

 

A pele,  nestas terapias,  é um tecido associado ao órgão pulmão, o que explica a frequente manifestação da Dermatite Atópica nos asmáticos. A deficiência do Baço, pode manifestar-se como uma acumulação de humidade. A criança pode ter uma condição pré-natal para  a humidade,  e consequentemente para esta patologia,  quando há um historial de excesso de trabalho mental, demasiadas preocupações, dificuldades digestivas, uma alimentação pobre, um abuso do álcool  e outros estimulantes, como sejam o café e o tabaco, dos seus progenitores, durante a concepção e gravidez.

 

Embora a humidade, numa primeira fase, afecte  sobretudo a parte inferior do organismo, facilmente afectará a parte média e superior. Deficiências do Yin do Rim e do Fígado, podem predispor a criança para uma deficiência do sangue e acumulação de calor que se manifesta por uma pele vermelha e seca.

 

O tratamento nestas Terapias não Convencionais incide substancialmente na dispersão do calor e  humidade e tonificação dos órgãos deficientes.

 

 

"Rui Nogueira"

Especialista Em Medicina Tradicional Chinesa, Acupuntura e Fitoterapia